Exercícios saudáveis para crianças - até que ponto crianças podem praticar atividades de adultos e o que pode ou não prejudicar o crescimento e a formação dos pequenos.

Giuliano freqüenta uma academia de ginástica, junto com o pai, desde os dois anos de idade e exibe um físico musculoso demais até para um adolescente. O pai do menino garante que ele nunca foi obrigado a treinar e que os treinamentos não oferecem risco para a saúde da criança.
O caso de Giuliano ficou conhecido no mundo inteiro através de um vídeo na internet e gerou muita polêmica. Será que é saudável uma criança ter um corpo assim com apenas 5 anos?
Muita gente se pergunta até que ponto crianças podem praticar atividades de adultos e o que pode ou não prejudicar o crescimento e a formação dos pequenos. Algumas práticas esportivas não são recomendadas para crianças, mas existem outras que são benéficas não só para o físico, mas para outros fatores, como o Pilates.
Além de trabalhar com técnicas de respiração, relaxamento e musculatura, o Pilates é fundamental no trabalho da postura, ajuda a criança a adotar uma postura correta sem perceber, sem se forçar.
“Seja a mochila pesada, a postura relaxada em frente à TV, ao computador ou na cadeira da escola, todos esses elementos contribuem para que as crianças adquiram “maus hábitos” posturais que irão refletir na idade adulta. A técnica de Pilates oportuniza cada criança, através dos seus princípios e exercícios, a perceber seu corpo, respeitando suas possibilidades e limites”, explica Daisy Chaves, fisioterapeuta e diretora dos Studios D&D Pilates.
A atividade pode ser iniciada a partir dos cinco anos de idade, sendo feita durante uma hora, duas vezes por semana, tempo para garantir excelência na apreensão, aprendizado e qualidade de execução dos exercícios.
Para as crianças a utilização de aparelhos como bolas, discos de rotação e de equilíbrio, rolos de espuma e meia lua, podem ser usados para distrair e manter a criança interessada na atividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário